sábado, 2 de janeiro de 2010

Epoca 2009/2010

Pois bem, para mim já começou esta epoca talvez um pouco cedo para algum as aves mas assim elas o entenderam.
Apos 3 meses de paragem coloquei os ninhos para as caturras em meados de Outubro e já conto com duas caturras lutinas já fora do ninho ambas resultantes do cruzamento lutino vs lutina e com mais três caturras estas ainda no ninho, duas cinza e uma lutina filhas do casal perola vx macho cinza.
Entretanto reduzi para apenas dois casais reprodutores de caturras ficando assim apenas com os casais acima mensionados.
Adquiri entretanto e por brincadeira uns diamantes mandarins, os quais coloquei numa gaiola com 1m largura com 1.2m de profundidade por 1m de altura onde dois casais destes ja fizeram o ninho e agora é so esperar pelos ovos.
No que toca aos red rumped adquiri ainda mais um casal deles, neste caso um azul , mas o azar bateu a porta e passados poucos dias o macho morreu porque não sei, estava gordinho uma ave com 3 anos nao sei que terá sido.
Continuando com os red rumped e como os tenho em local abrigado com temperaturas nesta altura na ordem dos 11/12 graus e livres de correntes de ar.
Deste modo e como ja tinha os lutinos já a cerca de 5 meses decidi colocar-lhe o ninho no inicio de Dezembro, a fêmea começou logo a frequenta-lo e colocou 6 ovos sendo este ultimo colocado no dia 21 de Dezembro, ontem fui ver os ovos e qual não é o meu espento quando 5 deles estao galados. Estou bastante entusiasmado e ansioso com este casal só espero que corra tudo bem e que os ovos nasçam e as crias cresçam saudavelmente.
Agora vem a parte pior, talvez devido ao forte frio e vento que se fez sentir nestas duas ultimas semanas e também devido a algum azar perdi 6 piriquitos australianos 2 adultos e 4 jovens. Dos 2 casais de rosicollis que tinha ambos estavam no choco quando uma fêmea morreu a chocar os ovos e a outra com 3 ovos cheios nenhuma cria nasceu penso que por excesso de humidade pois tenho as aves todas desparazitadas e com o tratamento contras as salmonelas feitos.
Para não acabar ainda esta maré de azar perdi também o red rumped azul macho como acima ja referi.
E é assim até a data como as minhas criações estão a correr.
Continuarei a actualizar esta mensagem com novas noticias e brevemente fotos das crias.



Dia 9/1/2010


Bem esta nova época não esta a correr la muito bem, ontem perdi mais uma ave, mais um red rumped desta vez uma femea ancestral. Não percebo que se terá passado pois a ave era da minha criação e do ano passado. Encontrei-a morta no fundo da gaiola com sangue no binco :S ...

Porém os ovos dos red rumped já nasceram e qual não é o meu espanto quando hoje na actual rotina de limpezas e vestorias aos ninhos vi que ja tinha 5 aves nascidas e ambas "espertas" e de papo bem cheio :) ...



Ficam aqui umas fotos das crias, embora a qualidade não seja grande coisa



























































Os diamante mandarins também ja iniciaram postura e já têm 2 ovos

Sem comentários:

Enviar um comentário